Rede de computadores ou Rede de dados, na informática e na telecomunicação é um conjunto de dois ou mais dispositivos eletrônicos de computação interligados por um sistema de comunicação digital, guiados por um conjunto de regras para compartilhar entre si informação, serviços e, recursos físicos e lógicos.
Quando tratamos de uma rede empresarial estruturada estamos fazendo referência ao conjunto de computadores e notebooks ativos, além dos cabos que fazem as conexões dos equipamentos sincronicamente. Para que não exista perda de nenhum dado ou informação é fundamental que exista o seu perfeito funcionamento.
A fibra óptica é uma tecnologia associada com alta performance para conexões de Internet. Embora testes e pesquisas com técnicas até mesmo superiores já estejam em desenvolvimento, a fibra óptica ainda oferece o que há de mais avançado em termos de conectividade para o consumidor.
Cabeamento Estruturado é o cabeado dum edifício ou uma série de edificações que permite interconectar equipamentos ativos, de diferentes ou iguais tecnologias permitindo a integração de diferentes serviços que dependem dum tendido de cabos como dados, telefonia, controle, etc.
Rack nada mais é do que uma estrutura metálica especialmente desenvolvida para acomodar componentes de rede e informática, como cabos UTPs, patch panel, fibras, D.I.O. (Distribuidor Interno Óptico), entre outros equipamentos indispensáveis ao funcionamento da infraestrutura de rede de uma empresa.
Os path panels são utilizados para organizar os cabos, e possibilitam uma fácil identificação dos pontos de rede no rack. Eles são utilizados para fazer a conexão entre o cabeamento que sai do rack e chegam às tomadas (cabeamento horizontal) ou em outro patch panel interligando outro rack (cabeamento vertical). Isso permite que a mudança de um determinado usuário seja feita fisicamente no Rack sem a necessidade de alterar o cabeamento horizontal.